Notícias



Itapecericanos comparecem à Audiência Pública com a Empresa SABESP

Vereadores convocaram a empresa para prestar esclarecimentos...
Visualize fotos

 

 Conforme amplamente divulgado no município de Itapecerica da Serra por meio de faixas em diferentes pontos da cidade e informativo no site da Câmara Municipal, na noite de hoje, 25 de abril, ocorreu a Audiência Pública com a Empresa SABESP.

 Os vereadores  receberam, juntamente com os moradores da cidade,  José Carlos Calado Secretario de Governo,  Flávio Cravo Roxo Secretario de Planejamento e Meio Ambiente, Clayton Moraes Lourenço Advogado OAB - Itapecerica da Serra, e os representantes da SABESP responsáveis pelo serviço prestado no município: Cristovão Silva Gerente de Departamento Regional , Francisco Graciano da Silva Junior Gerente de Divisão Operação  Água, Wilson Castro Encarregado Coml. Esgoto, José Anacleto Assessor Institucional, Hélio Costa Assessor Institucional, Marcio Gonçalvez  Madrado Encarregado Água, Sebastião Alves de Souza Encarregado Esgoto.

 O Presidente da Câmara Marcio Roberto iniciou a Audiência Pública abrindo o espaço para a população perguntar diretamente à Empresa de Saneamento do Estado de São Paulo questões como falta de água, obras necessárias nos bairros, falta de reparos após obras feitas, ampliação da extensão da rede de abastecimento de água, dúvidas sobre a fiscalização da prefeitura sobre os trabalhos de saneamento  executados.

 Os vereados também levantaram questões sobre o serviço prestado na cidade, já que recorrentemente os legisladores pedem providências através  de requerimentos nas sessões ordinárias da Câmara Municipal.

 Os vereadores presentes: Pastor Marcio Presidente da Câmara, Zecas, Markinhos da Padaria, Val Santos, Profº Marcelo, Jonas Feijó, Allan Dias, Dr. José Martins, Cepacol, em nome dos itepecericanos,  trouxeram para a audiência  questões feitas ao longo dos anos. O descarte de esgoto sem tratamento, no passado houve o compromisso da Empresa responsável de que isto seria extinto,  o que não ocorreu. A resolução da falta de água em regiões da cidade, sendo o abastecimento de água classificado como extremamente básico.

Considerando a Lei de proteção aos mananciais que preserva a água distribuída pela SABESP e que trás ônus ao desenvolvimento do município, o vereador José Martins afirmou que a cidade muito  contribui com a rede de abastecimento de água  com os seus mananciais e não tem retribuição sobre isto.

Jonas Feijó pontuou a construção de casas sobre áreas de nascentes, questionando a atuação da SABESP nestas situações, já que a preservação da qualidade da água é interesse da empresa.

Allan Dias, autor de Projeto de Lei 2648/18, que visa cobrar com multa o não cumprimento de reparos  de obras realizadas em redes subterrâneas da malha viária em até 48 horas após a execução do serviço, cobrou a qualidade dos trabalhos prestados  e água encanada para inúmeras famílias sem água potável. O vereador lembrou o prazo estipulado para ter todo o esgoto coletado e tratado, prazo este que esta sendo adiado repetidas vezes.

O Profº Marcelo relembrou como os legisladores têm cobrado atendimento das queixas da população em relação ao desempenho nos serviços de saneamento prestados.  Por existir um contrato, a qualidade e satisfação dos clientes deve ser cobrada, afirmou o vereador

Val Santos falou como a sociedade está inconformada com a situação, cobrando solução para o problema. A exemplo da Rua Baltazar Manoel, foram encaminhados pedidos para execução de obras pela empresa em ruas da cidade, estes pedidos não obtiveram respostas, afirmou o vereador.

Markinhos da Padaria, como os demais vereadores presentes, também criticou o trabalho da SABESP, indicando o PROCON para os itapecericanos, consumidores,  descontentes com a empresa. Markinhos cobrou serviços na Estrada da Represinha, Rua Paraná, Refúgio da Serra, Viela Francisco de Oliveira, Serraria 41 e Rua João Antonio Silva. O vereador pediu detalhes sobre os testes de qualidade da água.

O vereador Zecas fez perguntas sobre a falta de instalação de rede de esgoto e questões sobre a preservação ambiental.

O vereador  Marcio Roberto fez o apelo de um sistema de atendimento às demandas dos moradores do município, proprietários de imóveis que não têm o abastecimento de água ou o esgoto tratado. O Presidente da Câmara cobrou providências da SABESP e do Poder Executivo, objetivando trazer soluções sobre os pontos abordados pelos vereadores e munícipes.

Também presente na audiência o Secretário Flávio Cravo Roxo, compartilhou com os presentes detalhes do planejamento municipal. O Secretário falou das restrições ambientais, relação do Poder Público com a questão, o crescimento demográfico na região e definições das responsabilidades sobre o abastecimento da água.

O Gerente de Departamento Regional Cristovão Silva diante do que foi levantado na Audiência Pública, falou das dificuldades enfrentadas devido à extensão do território e número de consumidores a serem atendidos. Em seu pronunciamento foi citada a região do Potuverá, sem abastecimento por restrições ambientais. O representante da empresa descreveu a impossibilidade de implantação de redes de abastecimento em áreas passíveis de contaminação da água.  Foi ressaltado  em seu pronunciamento a burocracia envolvida no processo de atender a demanda. O gerente da SABESP citou a Medida Provisória (MP) 868/18, que mudará o quadro atual, permitindo a uniformidade e a padronização das normas regulatórias do setor.

O vereador Marcio Roberto e demais vereadores combinaram com os representantes da empresa e do governo municipal uma reunião no dia 15 de maio, às 9 horas, na prefeitura de Itapecerica da Serra, visando resolver os problemas mencionados na Audiência Pública. A comissão formada por moradores foi convidada e levará suas reivindicações.




Publicado em: 25 de abril de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa MTB: 0063790/SP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

A 7ª sessão ordinária é transmitida ao vivo pela internet

31 de março de 2020

   Novamente com as portas fechadas, o corpo legislativo de Itapecerica da Serra e funcionários da Câmara Municipal realizaram mais uma sessão ordinária no ano. A 7ª sessão, transmitida ao vivo pe...

Leia Mais

Realizada com as portas fechadas e respeitando as medidas de segurança,

24 de março de 2020

   A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra realizou nesta terça-feira (24/03) a 6ª sessão ordinária do ano. Respeitando as medidas de contenção da epidemia de coronavírus, a sessão aconteceu co...

Leia Mais

DECRETO 2.889 2020 - PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVIRUS " COVID 19"

20 de março de 2020

Serviços essenciais, como hospitais, farmácias, mercados, coleta de lixo, entre outros, serão mantidos Nesta sexta-feira (20/03), o Presidente da Câmara Marcio Roberto e os Vereadores Allan Dias,...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra informa

17 de março de 2020

  Realização das Sessões Ordinárias.   A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra adotará medidas preventivas em virtude da pandemia do coronavírus.   O Ato da Mesa n° 11/2020, assinado em re...

Leia Mais

Medidas foram adotadas visando o bem da população e

16 de março de 2020

  ATO DA PRESIDÊNCIA Nº 06 / 2020   O Presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, Vereador Marcio Roberto Pinto da Silva, no uso de suas atribuições legais e regimentais, decide adot...

Leia Mais

Na sessão realizada nesta terça-feira foram apresentadas

10 de março de 2020

   Após aprovados na 1ª parte da sessão ordinária os requerimentos de autoria dos vereadores referentes à iluminação, obras, espaços públicos e transporte, foram aprovados na 2ª parte da sessão de...

Leia Mais