Notícias



Rainha do povo Bena, é homenageada na 5ª Sessão Ordinária de 2019.

A Câmara Municipal recebeu em sua 5ª sessão ordinária, a presença da Rainha Diambi...
Visualize fotos

  Excepcionalmente a Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira (12-03), em sua  5ª sessão ordinária, a presença da Rainha Diambi Kabatusuila que é uma importante representante do povo Bena, da região central de Kansai na República Democrática do  Congo, coroada como governante do povo Bena em Agosto de 2016. Agora detém o título de Diambi Makulenga Mukaji Wa Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo). Em Kinshasa, capital e maior cidade da República Democrática do Congo, fazendo parte da Associação de Autoridades Tradicionais e Consuetudinárias do Congo. 

 A Rainha é a primeira líder da etnia Bantu Bena Tshiyamba de Bakwa Indu a visitar nosso país. Ela realizou neste ano diversos encontros com brasileiros, começando por Salvador e seguindo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e finalizou a viagem ao visitar São Paulo, prestigiando a cidade de Itapecerica da Serra.

 Os presentes no Plenário David Farah e aqueles que assistiam pela internet puderam ouvir o discurso da representante do povo africano que compartilhou com todos não só a questão histórica, de vinda dos negros africanos ao nosso país, mas o valor e grande contribuição dos africanos para a nossa sociedade como a conhecemos hoje. Diambi Kabatusuila enfatizou a importância de conhecermos a nossa ancestralidade, encerrando o seu pronunciamento lembrando que a África não está do outro lado do oceano, mas está aqui, em todos nós.

  O Presidente da Câmara Municipal Marcio Roberto juntamente com o Vice-Presidente Zecas, autor do pedido da moção, e em nome de todos os vereadores presenteou a Rainha com Flores e Moção de Aplausos e Congratulações, e em retribuição a Rainha presenteou o Presidente em nome de todos os vereadores com uma faixa que traz consigo as cores da bandeira do congo e simboliza a união de sua visita ao Brasil, e também uma pulseira feita artesanalmente pelo povo Bena, na qual o Presidente da casa Pastor Marcio Roberto decidiu passar a direção da casa para que seja patrimônio da casa de leis e venha eternizar esta visita na qual simboliza o respeito entre povos.

  O Presidente Marcio Roberto, em suas palavras, falou aos presentes da sua própria ascendência, por também ter antepassados negros, e a importância de valorizarmos a nossa história.

  Os vereadores Carlinho Bandeira e Allan Dias presentearam a Rainha e o Príncipe do Kuabo da Angola,  com a medalha do ultimo evento de Taekwondo que ocorreu na cidade no ultima dia 10/03 no ginásio central, por saber que a Rainha é também lutadora de Taekwondo e uma grande apreciadora das artes marciais, tanto a rainha quanto o príncipe ficaram lisonjeados com o carinho e respeito recebidos na casa de leis.

  Os vereadores deram prosseguimento a sessão ordinária. Com rejeição do veto total ao Projeto de Lei nº 1.331/18, que estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiências já cadastradas nas unidades de saúde do município de Itapecerica da Serra. E rejeição do veto parcial ao Projeto de Lei nº 1.729/18, que dispõe sobre a legislação específica para o sistema de táxi no município.

  Foram aprovados os Projetos de Lei: nº 1.335/18, que denomina viela Luiz Angelo da Silva, o logradouro público que especifica, e nº 1.339/19, que denomina Rua Capitão Mateus o logradouro público que especifica.

  O Projeto de Lei nº 1.738/18, que altera o art. 1º da lei nº 2.193, de 5 de julho de 2011, que proíbe a instalação de agência funerária no local que especifica, teve pedido de vista aprovado.

 




Publicado em: 12 de março de 2019

Publicado por: Assessoria de Imprensa MTB: 0063790/SP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria:Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Vereadores da Câmara debatem e votam Projeto de Lei nº 1762/19

12 de julho de 2019

   Nesta manhã (12/07) os moradores da cidade de Itapecerica da Serra presentes no Plenário David Farah e aqueles que acompanhavam pela internet a 1ª sessão extraordinária do recesso parlamentar p...

Leia Mais

Moradores do Jd. Petrópolis denunciam obra que estaria irregular.

18 de junho de 2019

 Os vereadores voltam a se reunir na 19ª sessão ordinária do ano. A sessão realizada às terças-feiras é transmitida ao vivo pela internet, os munícipes que não puderem comparecer ao Plenário da Câm...

Leia Mais

Audiência Pública da Autarquia da Saúde é realizada na Câmara Municipal.

14 de junho de 2019

 Representando a Autarquia da Saúde, a Coordenadora Administrativa Simone da Luz, a Diretora Financeira Greice de Souza e o consultor da Conam David Fernandes compareceram hoje, dia 14 de junho, pa...

Leia Mais

Moções de Aplausos e Congratulações são aprovadas na 18ª sessão ordinária

11 de junho de 2019

   Na 18ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (11/06), após a leitura e votação dos requerimentos, foram aprovadas as Moções de Aplausos e Congratulações.  As moções aprovadas ho...

Leia Mais

Vereadores prestigiam a abertura dos Jogos Regionais do Idoso - JORI

05 de junho de 2019

   O município receberá o 23º Jogos Regionais do Idoso da 1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, e a cidade de Itapecerica da Serra realizou a abertura oficial, hoje, no dia 5 de junho, às 13...

Leia Mais

Câmara Municipal realiza a 17ª sessão ordinária do ano.

04 de junho de 2019

 A 17ª sessão ordinária, como ocorre regimentalmente às terças-feiras, foi realizada hoje (4/06) na Câmara Municipal.   Os vereadores aprovaram Moções de Aplausos e Congratulações à Reabertura do...

Leia Mais